Adelar intermedeia em caso de universitários paraenses que retornaram do Paraguai e foram barrados na entrada de Ourilândia

Com informações Fato Regional

Estudantes retornavam ao Pará quando foram parados na barreira sanitária na entrada de Tucumã, devido ao decreto estadual que proíbe entrada e saída de ônibus no estado, até esta quarta-feira 22, feriado de Tiradentes.

O prefeito de Tucumã, Adelar Pelegrini, fez a intermediação na tarde deste domingo (19) dos cerca de 60 universitários moradores dos municípios de Tucumã, Ourilândia e São Félix do Xingu, que estudam medicina no Paraguai, mas que foram parados na barreira sanitária conjunta(Ourilândia-Tucumã), na PA 279, por causa da suspensão das aulas no país vizinho em razão da pandemia da covid-19.

Os estudantes retornavam ao Pará quando foram parados na barreira sanitária na entrada de Tucumã, devido ao decreto estadual que proíbe entrada e saída de ônibus no estado, até esta quarta-feira 22, feriado de Tiradentes. Os alunos de medicina já estão alocados em uma escola municipal da cidade, onde permanecerão por 14 dias em quarentena, em cumprimento as medidas de saúde contra o coronavírus.

De acordo com Adelar Pelegrini, quando soube da situação, foi prontamente ao local prestar apoio aos alunos e familiares. “Quando cheguei aqui, negociei a ida deles de imediato para um colégio no município, para que pudessem ficar alojados com segurança, até o término do decreto”.

A nossa responsabilidade, como prefeito do município, reforçou Pelegrini, é de receber esses cidadãos da região. “Por isso vim até aqui intermediar para que os estudantes se sentissem acolhidos. E esses alunos serão cuidados e monitorados por todo sistema de saúde de Tucumã”, reforçou o prefeito.

O tenente-coronel Gifone, do XIII Comando de Polícia Regional, esteve no local prestando apoio aos estudantes e informou aos familiares que ninguém estava apresentando sintomas, mas por questões de cautela, a orientação era de que eles cumprissem a quarentena de 14 dias.

“Peço a compreensão dos pais. Os filhos de vocês já estão praticamente em casa, mas terão que cumprir esta quarentena. É pro bem de todo mundo, inclusive deles. Agradeço a compreensão de todos, fiquem tranquilos que eles não estão cometendo crime nenhum, nós só estamos fazendo este acompanhamento, pra garantir a segurança deles, solicitamos aos pais que evitem contatos com eles”, reforçou o policial.