Adepará certifica primeiros produtores de polpa de fruta em Tucumã

0

Os produtores que tenham interesse em registrar sua produção para comercializar legalmente e atestar a qualidade do seu produto, procurar Adepará, Emater e Secretaria de Agricultura de Tucumã.

Com Informações de Inara Soares/ Agência Pará/ Fotos Ascom Adepará.

Mais três produtores de processamento de polpa de frutas, no município de Tucumã, região sudeste do estado, receberam na terça-feira (30) o título de registro de produto artesanal vegetal concedido pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará). O documento permite a livre comercialização dos produtos em todo o estado.

Os títulos foram entregues pela gerente de Produtos Artesanais de Origem Vegetal da Adepará, Karen Neves, aos produtores Geraldo de Melo, Maria das Dores Pego e Vitorino Catuca Neto. “Agora eles já podem comercializar as polpas com a segurança de que passaram por todo o processo de produção corretamente, após fiscalização e orientação da Adepará, garantindo um produto de qualidade para a mesa dos consumidores”, explica Karen.

Com a autorização de funcionamento dos estabelecimentos, o Pará passa a ter cerca de 81 produtores artesanais habilitados como produto artesanal vegetal e 285 em processo de registro em todo o estado. Segundo a gerente da Adepará, o certificado é uma conquista para os produtores, pois além de garantir a qualidade do produto, abre mercados para comercialização. “O registro garante a qualidade da polpa de fruta, motivando a abertura de mercado para os produtores da agricultura familiar que podem comercializar as polpas para a merenda escolar e supermercados, pois cumpriram todas as etapas necessárias para obtenção do registro”, destaca.

Para o diretor geral da Adepará, Luiz Pinto, a entrega do registro para os produtores da agricultura familiar é mais um passo da Adepará na geração de emprego e renda por meio das ações de defesa sanitária. “A Agência precisa estimular esse pequeno produtor para que ele possa perceber as variadas formas que ele tem de se tornar empreendedor, apenas com aquilo que ele produz na sua propriedade. Nós damos todo o apoio e orientação para que ele possa se adequar às normas de produção e, dessa forma, melhorar a qualidade do seu produto. Quem sai ganhando é o consumidor, que tem a garantia de um produto de qualidade”, ressalta o diretor geral.

A Adepará conta com o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/Pa) nos municípios, que realiza a assistência técnica aos produtores para que os mesmos se enquadrem nas normas da Adepará e recebam o registro. A partir do momento que o produtor recebe o documento ele passa a ter o acompanhamento e fiscalização da Adepará para garantir que a produção esteja passando por todas as etapas e normas de produção.

Os produtores rurais que tenham interesse em registrar sua produção para que possam comercializar legalmente em todo o Estado do Pará e atestar a qualidade do seu produto, devem procurar o escritório da Adepará de seu município ou entrar em contato com a Gerência de Produtos Artesanais Vegetal, através do número (91) 99392-1839.

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade