Adepará de Tucumã convoca produtores a vacinarem rebanho bovino

Clécio Witeck reforça a importância da união de todos para conseguir mais uma vez atingir a meta visando imunizar o rebanho bovino essa e a orientação do Governo do Estado do Pará.

Com Informações de Roney Wydiamaior/ Texto/ Fotos Ray Alves.

Dr. Clécio Witeck, gerente regional em Tucumã da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ), recebeu na tarde desta terça – feira (03) uma equipe vinda da capital do estado para discutir a padronização das ações de educação sanitária e divulgação e alterações na estratégica de vacinação contra a febre aftosa para bovinos e búfalos. E bom ressaltar que a campanha iniciou agora no mês de outubro e se estendera até o dia 30 de novembro, sendo que atualização do cadastro se entende até o dia 15 de dezembro.

A regional da Adepará de Tucumã compreendendo os municípios de São Félix do Xingu, Água Azul do Norte, Ourilândia do Norte realiza importante trabalho junto aos produtores rurais na imunização de animais. Nessa região concentra o maior rebanho bovino do estado do Pará e quatro plantas frigorificas estão instaladas na região da P A 279 e a meta da vacinação compravam alto índice na região do Araguaia Paraense.

Para ter ideia da importância desta parceria entre Adepará e a classe dos produtores rurais se comprovam nos dados da última campanha de vacinação contra a febre aftosa realizada no mês de junho em que o órgão atingiu quase 100%. Confiram os números: São Félix do Xingu – rebanho total- 2.161.019 animais/ índice de vacinação-97,62%. Tucumã- rebanho total 313.052 animais/ índice de vacinação- 99,29%. Ourilândia do Norte-rebanho total-200.340 animais/ índice de vacinação-99,51%. Água Azul do Norte-rebanho total 606.570 animais/ índice de vacinação 99,33%.

De acordo com médico veterinário e gerente da regional da Adepará no município de Tucumã explica que a visita dos servidores do órgão e de tamanha importância devido reforçar o trabalho em conjunto dos servidores do órgão com os produtores rurais uma vez que inicia mais campanha da vacinação etapa para rebanhos com idade abaixo de 2 anos.

Clécio Witeck reforça a importância da união de todos para conseguir mais uma vez atingir a meta visando imunizar o rebanho bovino e essa e a orientação do Governo do Estado do Pará e com isso, o estado mantém o status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de febre aftosa com vacinação, o que permite exportar os produtos da bovinocultura para diversos países inclusive conquistando novos mercados.

Participaram da reunião além do Dr. Clécio Witeck gerente regional da Adepará o médicos veterinários do órgão Dr. Clovis Dias Carneiro, engenheiro agrônomo Dr. Rafael Antônio Haber ambos da gerencia de educação sanitária da Adepará, Dr. Lucio Miranda e servidores do escritório local de Tucumã.

Já estão sendo veiculados em emissoras de rádio na região uma campanha publicitaria informando aos produtores rurais sobre a vacinação: Confira:

(SPOT – RÁDIO). Vamos manter o Pará livre da aftosa. O governo do Pará junto com você produtor tem mantido a febre aftosa longe do nosso rebanho. Então lembre-se de 01 de outubro a 30 de novembro vacine bois e búfalos de zero a 24 meses de idade. Lembre-se – se de notificar dentro do prazo, por isso atenção, mesmo que você não possua animais nessa faixa de idade compareça obrigatoriamente ao escritório da Adepará de seu município para atualizar seu cadastro até o dia 15 de dezembro.